Câncer de boca: quais são os principais sintomas?

Câncer de boca: quais sintomas e cuidados - ARM Planos Odontológicos

3 de fevereiro de 2020

Com o propósito de conscientizar e incentivar a prevenção, o Dia Mundial do Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro. Para contribuir ao objetivo desta data super importante, nós da ARM reunimos informações importantes sobre o câncer de boca.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), os homens são os mais afetados pela doença. Além disso, quem fuma e consome álcool em excesso também faz parte do grupo de risco.

O câncer de boca se manifesta, principalmente, por meio de lesões nos lábios ou na área interior da boca. Entretanto, existem outros sintomas que precisam da sua atenção:
  • Caroço ou inchaço na bochecha;
  • Perda de sensibilidade em alguma área da boca;
  • Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, bochecha, céu da boca ou gengiva;
  • Alteração persistente na voz;
  • Dificuldade para comer;
  • Sensação que algo está preso na garganta.

Caso você identifique um ou mais destes sintomas, é importante buscar um profissional e realizar o tratamento adequado. Quando é identificado nos primeiros estágios, o câncer de boca possui grandes chances de ser completamente curado.

Infelizmente, a maior parte dos casos é descoberto em estágio avançado, sendo assim, é essencial ir ao dentista regularmente e realizar o autoexame pelo menos duas vezes por ano.

Entenda como você pode cuidar da sua saúde bucal em casa:
  • Em frente ao espelho e em um local bem iluminado, observe seus lábios, verificando se há alguma mancha ou ferida incomum;
  • Dê uma olhada nas bochechas e também nas gengivas;
  • Incline a cabeça para trás para visualizar o céu da boca, depois coloque a língua para cima e analise a parte inferior dela;
  • Preste atenção na coloração da boca, já que manchas vermelhas e esbranquiçadas representam sintomas;
  • Movimente a língua de um lado para o outro, dessa forma você terá uma visão ampla da boca;
  • Por fim, faça o som de “A” para examinar a garganta.
Além do autoexame e as visitas regulares ao dentista, existem alguns hábitos simples, mas importantes, para inserir na rotina e prevenir o câncer de boca:
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar e também não mascar tabaco;
  • Proteger os lábios contra o sol;
  • Higienizar a boca e os dentes diariamente.

Conte com os planos odontológicos da ARM para manter sua saúde bucal sempre em dia! Entre em contato conosco para descobrir todas as possibilidades.