Como o álcool pode prejudicar sua saúde bucal?

Como o álcool pode prejudicar sua higiene bucal ARM Planos Odontológicos

13 de dezembro de 2019

Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal britânico Daily Mail, somente 16% das pessoas acreditam que as bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde bucal. Mas, na realidade, apenas um copo de álcool já pode gerar boca seca, aumentar o risco de desenvolvimento de câncer e também reduzir o nível de cálcio dos dentes, por exemplo.

Por isso, vale a pena ter cautela, principalmente agora no final do ano. Afinal, é durante as típicas festas de empresas, reuniões de família e confraternizações quando o consumo de bebidas à base de álcool aumenta bastante. Para te alertar a respeito dos malefícios que a bebida alcoólica traz, separamos cinco dos seus principais danos. Confira só:

Acidez do álcool

Bebidas alcoólicas possuem muita acidez em sua fórmula, o que prejudica o esmalte e também a estrutura dos dentes. Logo, tanto a estrutura quanto a proteção dos dentes podem se dissolver com o tempo.

Para amenizar esse problema, você pode tomar algumas atitudes como, por exemplo, incluir cubos de gelo na bebida (ao derreterem tornarão a bebida mais fraca) e sempre enxaguar a boca após beber.

Mau hálito

O álcool tem alto poder de desidratação, diminuindo assim a quantidade de saliva produzida, líquido essencial no combate à proliferação de bactérias, além de ajudar a evitar o famigerado bafo.

Além disso, outro problema chato que pode aparecer é a gengivite, já que a produção de placa bacteriana aumenta consideravelmente após o consumo de álcool. Por isso, vale atentar-se a quantidade consumida, bem como a periodicidade. Quanto menos, melhor.

Danos do álcool para saúde bucal ARM Planos Odontológicos
Manchas

Algumas bebidas, como vinho e cerveja preta, por exemplo, têm pigmentos que escurecem os dentes. Porém, é possível tratar essas manchas – se forem superficiais – com escovação. Vale dizer que isso não é apenas uma consequência de bebidas alcoólicas. Outras bebidas escuras, como chá mate, café e suco de uva, também podem causar manchas no esmalte dos dentes.

Cáries

Outro grande problema são os açúcares desses líquidos que, na maioria das vezes, vêm em grande concentração, propiciando o aparecimento de cáries, já que a bactéria se alimenta desse componente.

Doenças

A combinação de álcool e tabaco pode elevar em até 30% o risco de desenvolvimento de câncer bucal, pois esse líquido age diretamente nas células que fazem a proteção de toda essa área.

Vale ressaltar que, se os seus dentes estiverem muito manchados, é necessário procurar ajuda de um especialista. Para que assim seja realizada uma avaliação e prescrito o melhor tratamento.

Para isso, encontre profissionais de confiança na rede credenciada dos planos da ARM e garanta sua saúde bucal. Converse conosco e saiba todas as suas possibilidades!

Aliás, é sempre bom ressaltar: se for dirigir, não beba!