Qual a hora certa para levar uma criança ao ortodontista?

26 de setembro de 2019

Uma das principais dúvidas dos pais em relação à saúde bucal dos seus filhos é quando levá-los para a primeira consulta ao ortodontista. Ou seja, o dentista especialista em corrigir o mau posicionamento dos dentes.

O maior erro é achar que só se deve apresentar esse profissional aos pequenos quando os dentes de leite caem e os permanentes aparecem, por exemplo. Porém, essa primeira dentição é usada como modelo para os fixos.

Por causa desse tipo de atitude, as consultas são adiadas e só realizadas tempo depois do indicado. Por isso, o mais indicado é fazer uma visita quando os primeiros dentes, ou seja, os de leite, ainda não caíram, mas já estão todos na boca. 

Nesta idade, a arcada dentária já pode demonstrar possíveis problemas que vão se desenvolver com mais facilidade com o passar do tempo. Assim, dando margem para uma correção precoce e assertiva.

Durante essa primeira consulta, é feita toda a orientação sobre bons hábitos, higiene bucal e práticas que podem ou não prejudicam o sorriso. Esses cuidados devem ser colocados em prática desde muito cedo, para garantir uma vida mais saudável. 

Apesar disso, é preciso ficar alerta a alguns sinais e, se necessário, levar seu filho o quanto antes para uma avaliação com um especialista. Confira os principais a seguir: 
  • Dentes que não se tocam ao fechar da boca;
  • Arcada dentária desproporcional;
  • Dentes de cima que cobrem totalmente os de baixo;
  • Queixo mais para frente do rosto que o normal;
  • Criança respirando pela boca e dormindo com a boca aberta. 

Se qualquer um desses problemas for detectado, é provável que a criança tenha que usar aparelhos ortodônticos. Para isso, encontre profissionais de confiança na rede credenciada dos planos da ARM. Garanta sua saúde bucal e de toda sua família. Converse conosco e saiba todas as suas possibilidades!

Por fim, vale ressaltar que antes de visitar o ortodontista, uma consulta com um odontopediatra é importante logo após o aparecimento dos primeiros dentinhos, antes do primeiro ano de vida do bebê estar completo. 

Nessa consulta, o profissional irá ensinar aos pais todos os cuidados para evitar cáries, que tipo de pasta de dente deve ser usada e como a higiene bucal do bebê deve ser realizada diariamente.