Kit de higiene bucal: confira os itens essenciais para o dia a dia

3 de maio de 2021

Todo mundo sabe que, para ter um sorriso sempre saudável, é preciso manter uma higiene bucal impecável. Dessa forma, você evita o aparecimento de doenças orais comuns como a temida cárie e a gengivite, por exemplo, e até mesmo o mau hálito.

Porém, apesar de parecer simples e do conhecimento de todos, a higiene bucal vai muito além da escovação com pasta de dentes após cada uma das refeições do dia.

Pensando nisso, reunimos aqui TUDO o que você precisa para montar um kit de higiene bucal completo e eficaz para garantir que seu sorriso fique limpo e lindo por muito tempo. Confira a seguir:   

Escova de dentes

Para começar, é preciso ter à disposição uma escova de dentes de cerdas macias e arredondadas para não machucar a sua gengiva. Outra dica é optar pelo tamanho pequeno da cabeça, que alcança melhor até os lugares mais difíceis de limpar, como os últimos dentes.

Não esqueça de trocar a escova de dentes, pelo menos, a cada três meses, ou quando o objeto apresentar sinais de desgaste. Ignorar essa recomendação faz com que sua escovação se torne ineficaz, devido à deformação das cerdas e ao acúmulo de bactérias. As escovas também devem ser substituídas depois de doenças como gripes, resfriados e infecções de garganta. Dessa forma, você garante que os microrganismos causadores do problema não fiquem alojados entre as cerdas.

Creme dental

Escolher um bom creme dental e que seja específico para suas necessidades é um ponto muito importante para manter a higiene bucal impecável. Por isso, na hora de escolher, opte pelas pastas que contenham flúor, substância que garante uma proteção a mais ao seu sorriso e ainda previne o aparecimento das cáries.

Fio dental

O fio dental tem como principal objetivo retirar todas as sujeiras e restos de comida, principalmente aquelas que ficam entre os dentes que, na maioria das vezes, a escova não consegue alcançar. Sem o fio dental, a higienização só com a escova não é 100% eficaz. Por isso, deixe a preguiça de lado e passe sempre em todas as escovações.  

Enxaguante bucal

Esse é um item que ajuda a potencializar a higiene bucal após a escovação. Mas, atenção, ele não substitui os métodos convencionais, é somente uma ajuda, já que tem ativos que evitam a proliferação das bactérias e ainda evitam mau hálito.

EXTRA: estojo ou espaço para proteção dos itens

É essencial que você guarde todos esses produtos em um espaço longe de umidade, luz solar direta e sujeira, é claro. Por isso, você pode colocá-los em um necessaire, por exemplo, ou dentro de uma gaveta separada só para esse armazenamento.

Por fim, não deixe de consultar o seu dentista de confiança para tirar todas as suas dúvidas sobre esses itens que listamos como sugestões acima.

Agora que você já sabe quais os objetos essenciais para colocar no seu kit de higiene bucal, aproveite e confira todas as nossas opções de planos odontológicos que cabem no seu bolso.  Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas com nossa equipe de apoio!