Dentistas e marketing digital: qual a relação?

13 de agosto de 2018

Não é segredo para ninguém que a internet é um mundo à parte, que cresce a cada minuto, inova nossas possibilidades e modifica a realidade de todos. Essas mudanças, normalmente, significam mais praticidade e agilidade para o dia a dia.

Toda essa revolução tecnológica (que acontece diariamente há alguns anos) exige adaptações de todas as áreas, inclusive da saúde como um todo. Afinal, o que antes era visto apenas pessoalmente, hoje pode ser confirmado sem nem ao menos precisar se levantar do sofá.

No que diz respeito aos dentistas, ter presença marcada no mundo da web garante muito mais visibilidade e, com isso, novos pacientes. Porque, na realidade, os profissionais que não estão listados de alguma forma na internet perdem a vez com praticamente todo tipo de possível paciente.

Pense só: hoje em dia, ao precisar contratar um serviço, a primeira coisa que fazemos é pesquisar a respeito nas redes sociais ou em sites de confiança, não é? O mesmo acontece com as pessoas que procuram novos profissionais de saúde – ainda mais se tratando de um segmento tão importante. Afinal, é confiar o seu bem-estar nas mãos de alguém que você ainda não conhece.

Então, ao buscar um novo dentista para se consultar, uma das primeiras ações feitas é jogar o nome do profissional nos sites de buscas, como o Google, além das redes sociais. Dessa forma, é possível conferir comentários e feedbacks de outras pessoas que já utilizaram o serviço e escreveram suas opiniões a respeito.

Com isso, a pessoa interessada consegue saber mais a respeito da sua forma de atender, da maneira como trata seus pacientes, quanto tempo demora a consulta em média, se há ou não uma sala de espera confortável, se há vagas para estacionar o carro, e assim por diante. Portanto, esse é o primeiro ponto positivo: disseminar o seu bom trabalho para, assim, ganhar o interesse e a confiança de possíveis novos pacientes.

Outro ponto a respeito da sua presença profissional na internet são os chamados “perfis oficiais” nas redes sociais. Ou seja, você pode criar um perfil no Instagram, no Facebook e em qualquer outra rede que desejar (lembrando que o Instagram é o aplicativo que mais cresceu nos últimos anos) para divulgar informações e o dia a dia da sua profissão. Essa é uma forma de mostrar que você é um profissional atualizado, que não se perdeu no tempo não somente na forma de divulgação, como também nas técnicas utilizadas.

Ter um site também é importante. Por lá, você pode colocar informações mais burocráticas, como telefones para contato, endereço do seu espaço de trabalho, preço do valet (caso tenha), a localização da clínica no Google Maps e muito mais. Ter um blog interno também te ajuda a ter uma boa indexação no Google, ou seja, um bom posicionamento no ranking de busca.

Muita coisa para se pensar? Tudo isso pode ser englobado em um único aspecto: marketing digital. Atualmente, é imprescindível que dentistas tenham uma estratégia de marketing digital bem elaborada, para conseguirem se manter vivos no mercado de trabalho, além de, é claro, conseguirem cada vez mais crescimento.

Lembre-se de que sempre haverá espaço para bons profissionais. Basta se adaptar aos meios!

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