Cuidados com a saúde bucal das crianças

16 de agosto de 2018

Os cuidados nascem com o primeiro dente de leite ou antes?

Que é preciso escovar os dentes de leite, todos já sabem. Mas, poucos conhecem a importância de cuidar da saúde bucal das crianças antes mesmo do aparecimento deles. Afinal, é preciso criar um ambiente livre de bactérias para os primeiros dentinhos nascerem com mais força e os pais ficarem mais tranquilos.

Alguns especialistas recomendam que as mães consultem um odontopediatra enquanto ainda estão grávidas. Desta forma, o profissional poderá orientar na forma correta de cuidar da saúde bucal e, também, sobre a alimentação para esse período – que, sim, interfere diretamente no bebê que está sendo gerado.

A próxima consulta deve ser realizada assim que o bebê nascer. Nessa oportunidade, o profissional vai ensinar a higienizar a boca da criança de forma adequada, pois a gengiva, a língua e demais áreas bucais devem ser controladas.

Antes dos dentes de leite nascerem, os pais devem limpar a gengiva e a língua da criança com um massageador de gengivas, pano ou gaze umedecida com água mineral. Isso é importante para evitar bactérias e cáries que podem aparecer já nos primeiros dentinhos por causa da mamadeira e contato com bebidas açucaradas.

Primeiros dentinhos

Os primeiros dentinhos nascem quando o bebê tem entre três e nove meses (o período considerado é amplo, afinal, cada bebê tem sua própria linha de desenvolvimento). Nessa fase, os pais devem higienizar a boca da criança pelo menos três vezes ao dia.

É importante o uso do fio dental e uma escovação adequada para evitar que o pequeno contraia cáries. Como as crianças costumam ingerir grande quantidade de creme dental, os pais só devem utilizar pasta de dente com flúor quando a criança aprender a cuspir para evitar que ela desenvolva manchas esbranquiçadas nos dentes.

Dentes de leite

Os dentes de leite servem para preparar o caminho para os dentes permanentes. Por isso, é fundamental ter uma boa higiene oral e uma alimentação balanceada – com menos ingestão de açúcar e mais frutas e legumes.

Chupetas

Chupetas podem ser os melhores calmantes para crianças, mas a partir dos três anos elas começam a prejudicar a dentição dos pequenos. Isso porque todos os dentes de leite já nasceram, estão se preparando para cair e dar lugar aos dentes permanentes.

Disciplina

Outra razão para ter cuidado com os dentes de leite é porque a infância é a melhor fase para aprendizagem, principalmente no que se refere a hábitos e higiene. Crianças que aprendem desde cedo a importância de utilizar o fio dental e escovar os dentes de forma correta tendem a se tornarem adultos mais disciplinados na hora da limpeza bucal.

Encontre odontopediatras de confiança na rede credenciada dos planos da ARM Odonto e garanta saúde bucal para os seus filhos. Converse conosco e saiba todas as suas possibilidades!