Saúde bucal das crianças: como ensiná-las desde cedo!

1 de outubro de 2020

Para que os pequenos tenham um sorriso saudável desde a infância, é essencial inserir algumas práticas da saúde bucal infantil na rotina deles o quanto antes!

Antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem, os pais cuidam da escovação e higiene bucal das crianças. Mas, a partir do momento em que elas começam a ter autonomia, é importante transferir a responsabilidade destes cuidados. Dessa forma, elas aprendem aos poucos a como manter os dentes saudáveis sozinhas.

Sem dúvida, ensinar esses hábitos que são tão simples para os adultos pode ser um processo longo e até mesmo estressante, mas nós reunimos dicas valiosas para explicar a importância da saúde bucal infantil para seu filho de forma divertida e eficiente!

Escovação completa

Primeiramente, crie um cantinho na pia ou armário com as coisinhas do seu filho, aposte em uma decoração divertida e cheia de cores para ele começar a ver este momento como algo prazeroso e lúdico.

Com uma escova pequena e de cerdas macias, use apenas um pouco de pasta dental para a escovação. Explique que é muito importante que ele não engula o creme dental e cuspa sempre que necessário. Com movimentos circulares, ensine a criança a escovar a superfície de cada dentinho, finalizando com a higienização da língua.

Além disso, você também pode começar a ensinar seu filho como usar o fio dental. Como é um processo mais complexo, a maioria das crianças começa a usá-lo por conta própria apenas entre 7 e 8 anos de idade. Enquanto isso, você pode ficar responsável por essa tarefa, mas sempre explicando para a criança o que está fazendo e como cada passo é importante para evitar cáries e placas de tártaro.

Uma rotina mais sustentável

Por meio da saúde bucal infantil, também é possível ensinar os pequenos como cuidar melhor do nosso planeta! Escolhendo produtos com fórmulas limpas e materiais recicláveis, você reforça importância da sustentabilidade na rotina da criança.

As escovas de dente de bambu, por exemplo, são 100% biodegradáveis e não agridem o meio ambiente! Elas não possuem cores vivas como a criançada gosta, mas você pode ensiná-las a decorarem as próprias escovas com tinta, adesivos e o que a imaginação permitir.

A importância da alimentação na saúde bucal infantil

Certamente, uma alimentação rica em vitaminas é essencial para o desenvolvimento saudável dos dentes. O cálcio e flúor são minerais importantes na saúde bucal, por isso não podem faltar na dieta dos pequenos!

Além disso, é preciso tomar atenção com a quantidade de açúcar que seu filho está consumindo. Junto com as gorduras e amidos presentes em alguns dos snacks favoritos das crianças, ele produz substâncias ácidas que deixam os dentes mais frágeis e aumentam as chances de cáries e placas.

Sem medo de dentista

Muitas crianças têm medo de ir ao dentista, principalmente porque associam este momento com dor. Uma vez que elas costumam ir apenas em situações de emergência, como o surgimento de uma cárie ou a perda de um dente em uma brincadeira.

A melhor forma de evitar que essa impressão negativa do dentista é levar a criança em consultas regulares, mesmo que ele não esteja sentindo nada anormal. Assim ele vai perceber que só está indo para prevenir as dores ao invés de senti-las.

Também é interessante que eles vejam os pais na cadeira do dentista e percebam que todo mundo precisa de cuidados para manter um sorriso lindo e saudável!

Entre em contato com a nossa equipe para conhecer nossos serviços e encontrar profissionais especializados para cuidar da saúde da sua família.