Saúde Bucal da Mulher: cuidados e preocupações ao longo da vida

Saúde Bucal da Mulher ARM Planos Odontológicos

6 de março de 2020

Uma pesquisa realizada pela Journal of Periodontology, dos Estados Unidos, mostrou ao analisar a saúde bucal das mulher, que elas são mais cautelosas que os homens quando o assunto é cuidados com os dentes.

Afinal, as mudanças hormonais que ocorrem ao longo da vida da mulher são um dos fatores que implicam em problemas bucais, o que deixa essa área mais sensibilizada. Março é um mês dedicado às mulheres. Por isso, trouxemos algumas informações importantes relacionadas à saúde bucal feminina.

Anticoncepcionais

Utilizado por 3 em cada 5 mulheres no Brasil, os anticoncepcionais podem ter diversos efeitos colaterais. Em relação à saúde bucal, problemas na gengiva são quase inevitáveis, como por exemplo o aparecimento de inflamações.

Gestação

Durante a gravidez, as mulheres ficam mais propensas ao aumento de placa bacteriana e tártaro. Geralmente, essa área começa a ficar mais avermelhada por conta do desenvolvimento de inflamações e possíveis infecções.

Menopausa

Já na época da menopausa, a saúde bucal da mulher também pode ser afetada. A causa deste problema se dá por conta da drástica mudança hormonal. Os principais sintomas são boca seca, mau hálito, ardência e possíveis inflamações na região.

Osteoporose

Essa condição afeta a concentração de cálcio dos ossos, o que facilita a instalação da doença periodontal, que pode levar à perda dos dentes. Por isso, para manter a saúde bucal, tome alguns cuidados básicos como sempre escovar os dentes após cada refeição e usar o fio dental. Mas, para quem possui problemas na região da gengiva, aconselha-se ainda a não fumar, evitar o consumo de bebida alcoólica e fazer consultas periódicas ao dentista, por exemplo.

Por fim, caso algum desses problemas se manifeste, conte com os profissionais credenciados da ARM para te ajudar. Possuímos uma variedade de planos odontológicos para você encontrar o que melhor se encaixa em suas necessidades.

Não deixe de entrar em contato e confira nossos planos.